sexta-feira, 1 de abril de 2011

Doshas


De acordo com a Ayurveda, tudo que existe na natureza é formado por cinco elementos: terra, água, fogo, ar e éter. Esses cinco elementos são reduzidos para “três humores” ou Doshas.

Dosha é a caracterização do perfil biológico do indivíduo, ou seja o biotipo.

A palavra dosha significa: “aquilo que está sempre em erro”, da raiz “dush” que quer dizer: “mancha” ou “escuro”. Portanto, devemos compreender os doshas como substâncias instáveis por natureza.

Existem três doshas: Vata (ar e éter), Pitta (fogo e água) e Kapha (água e terra), sendo que cada um apresenta suas determinadas características. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em proporções variadas.

Eventualmente, há excesso ou carência de um dos três doshas, o que constitui um desequilíbrio. Essas três substâncias existem em todo organismo vivo e produz o estado de saúde. Quando há perturbação de um dos doshas pode gerar uma doença. A saúde depende do equilíbrio dos três doshas.

Manter o equilíbrio dos doshas é uma tarefa não muito simples, nossa inteligência de organização procura manter essas substâncias em equilíbrio. Quando aparecem sintomas de desequilíbrio mais tarde aparece a doença. Cada um dos doshas governa um grupo de funções. Quando um governa, os outros dois dão suporte, apóiam, são coadjuvantes.

O restabelecimento deste equilíbrio original dos doshas se faz através de alguns cuidados (mudanças) na nossa rotina diaria, tais como: dieta especifica, massagem, atividade fisica de acordo com o dosha e mudanças comportamentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário