sexta-feira, 26 de agosto de 2011

YOGA PARA CRIANÇAS


As primeiras aulas de Yoga normalmente nos fazem lembrar que algumas posturas fizeram parte de nossa infância. Quem nunca brincou de virar de cabeça para baixo, de se equilibrar sobre as mãos ou de sugar a barriga para dentro para imitar um esqueleto? Esquecemos dessas habilidades e, como deixamos de praticá-las, enrijecemos e perdemos a capacidade de fazê-las. A prática de Yoga para as crianças, além de manter a flexibilidade inata do corpo e desenvolver outras habilidades corporais, estimula concentração, calma e autoconhecimento, qualidades essenciais para um desenvolvimento saudável.
Os asanas (posturas) desempenham um trabalho riquíssimo, ajudando a criança na apropriação dos seus movimentos e atuando em todo conjunto de músculos de forma a aumentar sua força, irrigação e alongamento. Os benefícios físicos de uma prática adaptada fornece:

* Desenvolve a coordenação motora;

* Melhora a postura corporal criando estabilidade;

* Melhora força, alongamento e flexibilidade;

* Melhora do fluxo de energia vital pelo corpo;

* Fortalece a musculatura; Auxilia o funionamento dos orgãoes e glândulas;

* Fortalece o sistema imunológico.

Os pranayamas (exercícios respiratórios) melhoram as condições gerais, trabalhando a respiração correta, profunda contra asmas, trazendo equilíbrio emocional, autoconfiança, disciplina e concentração.

Colocar os pequenos em cima do mat não é tarefa das mais fáceis. No meio de tantas atividades extracurriculares acumuladas pelas crianças, o Yoga deve ser um momento para eles, não somente para os pais ou para o futuro. Deve ser um prazer, não mais uma obrigação. Para isso, é necessário que o Yoga seja apoiado pelo lúdico, por momentos mágicos, com aprendizagem por meios corporais, emocionais ou até, do enorme potencial imaginativo.

A criança precisa de movimento. Muitas biografias falam sobre a importância do corpo e de seus movimentos nas aprendizagens para a educação integral.

E, atualmente, as crianças quase não se movimentam em brincadeiras e jogos como pular amarelinha, pular corda, rodar pião, pega-pega... Suas brincadeiras são, muitas vezes, os videogames, as conversas via Internet, os torpedos via celular.....

Então as escolas vivem cheias de crianças desajeitadas, que tropeçam, esbarram nos colegas, não conseguem seguir orientações de espaço, que seguram o lápis com força demasiada e, ao escrever, pressionam tão fortemente o lápis no papel que a marca do que escreveu é possível ser visualizada nas três, ou mais, folhas seguintes. “São crianças que não viveram seu corpo”.

Uma criança ainda é um papel em branco, em que as impressões mentais são escritas à medida que atravessa sua infância e puberdade, coletando experiências no processo de crescimento. Ajudar a criança a ter mais consciência durante esse processo é o mínimo que podemos fazer por eles e para um conseguirmos um mundo melhor.

Por: Patrícia Osowsky

Fontes
João Soares
www.yogacomhistorias.com.br

Maurício Salem
www.yoganataraja.com.br

Madu Cabral
www.yogajournal.com.br

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Mingau de Aveia dos Deuses (aprox. 220 Kcal)


A aveia é um cereal integral rico em ácido linoléico, vitaminas do complexo B, vitamina E, proteínas e fibras solúveis. Pode auxiliar na redução do colesterol e estabilizar o nível de açúcar no sangue; é restauradora dos nervos e sedativa, aumenta a sensação de saciedade, fornece fibras que aliviam a constipação. O sabor é doce, a potência é fria e o efeito pós-digestivo é doce (aumenta Kapha).

Ingredientes:
Sementes de girassol - 1 colher de chá
Cardamômo em pó - 1 colher de café
Aveia em flocos - 3 colheres de sopa, 30 g
Água filtrada - 1 xícara (240 ml)
Água de rosas - 1 colher de chá
Mel - 1 colher de chá
Damasco - 1 unidade

Preparo: Fritar o cardamômo e as sementes de girassol até liberar o aroma (1 minuto). Adicionar a água e mexer. Adicionar a aveia e mexer até formar o ponto de brigadeiro (quando ao arrastar a colher no fundo da panela, possa ver o fundo). Quando estiver no ponto, adicionar a água de rosas e mexer. No prato, adicionar o mel e o damasco laminado finamente, decorando o prato. Servir morno.

Fonte blog - ayurvedicamente

domingo, 7 de agosto de 2011

A importancia de uma rotina diária = Dinacharya


Existem hábitos desejáveis e indesejáveis para o homens e mulheres. Várias rotinas diárias e sazonais e para pessoas de diversas constituições.
Segundo a Ayurveda, a disciplina de uma rotina fortalece o nosso organismo e nossa imunidade.

Todo organismo, se beneficia do ritmo. O ser humano é um micro cósmico e tem ritmo assim como o universo.
No entanto, fruto da nossa condição que permite que nós ajamos de acordo com os nossos discernimento, o ser humano arranjou uma agenda artificial num ritmo anti-natural. E quer impor isso ao nosso micro universo (organismo).
Em algum momento da história, o ser humano se separou da natureza. Vivemos num ritmo anti-natural. Nós nos tornamos cada vez mais afastados da natureza. Passamos a tratar da natureza como objeto externo. Mas fazemos parte da natureza. Investimos num mundo totalmente artificial (comida, relacionamentos, alimentação...) E essa agenda artificial diminuem nosso poder de ajustamento do stress. Ficamos perturbados por este estilo de vida.
Se tivermos uma rotina adequada, podemos, felizmente, voltar um pouco a forma natural.
O organismo adora rotina. Adora e agradece por ela (alimento, exercício, descanso...).
As vezes nos recusamos a rotina. Vata por ex.:, precisa de rotina, porque ele é muito irregular (instável). É difícil vata aderir as rotinas.
Pitta já é mais fácil de se adaptar aos bons hábitos, mas, ele tem dificuldades em distinguir o que é bom ou ruim. O Pitta adere bem a rotina. A dificuldade é que ele aceite algo que ele não queira concordar. Ele tira conclusões com muita rapidez, e isso, as vezes, atrapalha, pois nem sempre ele tira boas conclusões.
Kapha adora rotinas, não tem problemas em aderir as rotinas. O problema é que freqüentemente suas rotinas não são saudáveis. Com atividades que acumulam energia, e ele precisa gastar energia. Kapha tende a ter apego, grudar, guardar muitas coisas (magoas, objetos, dinheiro, apego as pessoas, apego a hábitos...).
Qdo a escolha é feita em desequilíbrio, ele escolhe mal.
Para o Kapha, tudo tem que ser mais fácil.

Vata = Medo
Pitta = Ego
Kapha = Apego

A rotina é extremamente importante em três aspectos:
  • No alimento
  • Nos exercícios
  • E no Sono
 Para cada um dos três Doshas temos um ponto.
Não podemos comer demais, nem fazer exercícios exagerados e nem dormir demais.
Cada um dos três Doshas é perturbado quando não seguimos uma boa rotina.

Pitta é sensível a alimentação, excesso de alimento agrava Pitta, pois leva a uma má digestão física e mental. É o ponto fraco de Pitta. Perturba porque Pitta, se excede na alimentação, como ele tem uma boa digestão, ele exagera na quantidade e não se preocupa muito com a qualidade. Com isso, cria muitas toxinas.

Vata passa mal e logo pára de comer.

Kapha pára logo também, mas come coisas erradas, tem metabolismo lento e faz pouca atividade. O problema de Kapha é o excesso de sono e descanso.

Toda urgência do corpo deve ser atendida, mas não podemos ser muito indulgentes com isso. Por ex.:, depois de comer, dá uma certa preguiça, soninho, isso é normal, pq muita energia vai pra digestão. Kapha, aproveita isso e vai dormir.

Kapha descansa muito e tem prazer em fazer isso.
Vata tende a exceder nas atividades em todas os sentidos. Fica sem energia e com isso, perde sua criatividade (que é seu forte) e sua habilidade para comunicar-se.

De acordo com cada pessoa, temos que prestar atenção em todos os detalhes.
Pitta tem que se preocupar com a sua dieta (produtos orgânicos e puros). Pois se ele come muita porcaria, gera muita toxina.
Kapha tem que se exercitar, não pode se acomodar (nem que seja para ficar mudando os moveis de lugar).
Vata tem que ser estimulado a ter descanso.
As vezes Vata é tão criativo, mas tão criativo, que não faz nada, não consegue realizar nada.
Pitta exagerado, sempre tem metas, desafios...
Kaphas, guardam muito e vão indo e uma hora, estouram.
Depressão (em geral) é uma doença de natureza kapha (a vida não pode ficar parada e Kapha tem uma certa acomodação).

Melhores Horários:
  • Atividades físicas: Das 06 as 10 horas  (Kapha)
  • Alimentar-se : das 10 as 14 horas  (Pitta)
  • Para relaxar, contentamento, prazer: das 18 as 22 horas  (Kapha)
  • Atividades intelectuais: das 14 as 18 horas  (Vata)
  • Para dormir: das 22 as 06 horas (Kapha favorece o descanso e Pitta, digere as informações.)
  • Meditar: das 02horas e as 06 horas

A Ayurveda está dentro do coração de cada um, pois ela é a natureza. Não precisamos aprende-la, ela será despertada.
Nosso maior patrimônio é interno.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Yoga e Ayurveda caminham juntos

Eles são mencionados nos Vedas e nas Upanishads.
Yoga é a ciência da união com o Divino, com a Verdade, e o Ayurveda é a ciência da vida.
Yoga participa com o Conhecimento e o Ayurveda com a perfeita saúde.
Portanto, um yogi que não conhece Ayurveda é um meio-yogi e um terapeuta ayurvédico que não conhece Yoga é um meio-terapeuta ayurvédico.
O objetivo do Yoga é a união com o Ser Supremo, mas esta união só pode ser obtida quando você tem um corpo saudável, uma mente saudável e uma consciência saudável.
Assim , Yoga e Ayurveda são os alicerces da vida. São as duas faces de uma mesma moeda. Eles são Um.
Asana, pranayama, relaxamento, mantra e meditação são algumas das principais prescrições do Ayurveda.”
Dr. Vasant Lad