sexta-feira, 26 de agosto de 2011

YOGA PARA CRIANÇAS


As primeiras aulas de Yoga normalmente nos fazem lembrar que algumas posturas fizeram parte de nossa infância. Quem nunca brincou de virar de cabeça para baixo, de se equilibrar sobre as mãos ou de sugar a barriga para dentro para imitar um esqueleto? Esquecemos dessas habilidades e, como deixamos de praticá-las, enrijecemos e perdemos a capacidade de fazê-las. A prática de Yoga para as crianças, além de manter a flexibilidade inata do corpo e desenvolver outras habilidades corporais, estimula concentração, calma e autoconhecimento, qualidades essenciais para um desenvolvimento saudável.
Os asanas (posturas) desempenham um trabalho riquíssimo, ajudando a criança na apropriação dos seus movimentos e atuando em todo conjunto de músculos de forma a aumentar sua força, irrigação e alongamento. Os benefícios físicos de uma prática adaptada fornece:

* Desenvolve a coordenação motora;

* Melhora a postura corporal criando estabilidade;

* Melhora força, alongamento e flexibilidade;

* Melhora do fluxo de energia vital pelo corpo;

* Fortalece a musculatura; Auxilia o funionamento dos orgãoes e glândulas;

* Fortalece o sistema imunológico.

Os pranayamas (exercícios respiratórios) melhoram as condições gerais, trabalhando a respiração correta, profunda contra asmas, trazendo equilíbrio emocional, autoconfiança, disciplina e concentração.

Colocar os pequenos em cima do mat não é tarefa das mais fáceis. No meio de tantas atividades extracurriculares acumuladas pelas crianças, o Yoga deve ser um momento para eles, não somente para os pais ou para o futuro. Deve ser um prazer, não mais uma obrigação. Para isso, é necessário que o Yoga seja apoiado pelo lúdico, por momentos mágicos, com aprendizagem por meios corporais, emocionais ou até, do enorme potencial imaginativo.

A criança precisa de movimento. Muitas biografias falam sobre a importância do corpo e de seus movimentos nas aprendizagens para a educação integral.

E, atualmente, as crianças quase não se movimentam em brincadeiras e jogos como pular amarelinha, pular corda, rodar pião, pega-pega... Suas brincadeiras são, muitas vezes, os videogames, as conversas via Internet, os torpedos via celular.....

Então as escolas vivem cheias de crianças desajeitadas, que tropeçam, esbarram nos colegas, não conseguem seguir orientações de espaço, que seguram o lápis com força demasiada e, ao escrever, pressionam tão fortemente o lápis no papel que a marca do que escreveu é possível ser visualizada nas três, ou mais, folhas seguintes. “São crianças que não viveram seu corpo”.

Uma criança ainda é um papel em branco, em que as impressões mentais são escritas à medida que atravessa sua infância e puberdade, coletando experiências no processo de crescimento. Ajudar a criança a ter mais consciência durante esse processo é o mínimo que podemos fazer por eles e para um conseguirmos um mundo melhor.

Por: Patrícia Osowsky

Fontes
João Soares
www.yogacomhistorias.com.br

Maurício Salem
www.yoganataraja.com.br

Madu Cabral
www.yogajournal.com.br

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