sexta-feira, 26 de agosto de 2011

YOGA PARA CRIANÇAS


As primeiras aulas de Yoga normalmente nos fazem lembrar que algumas posturas fizeram parte de nossa infância. Quem nunca brincou de virar de cabeça para baixo, de se equilibrar sobre as mãos ou de sugar a barriga para dentro para imitar um esqueleto? Esquecemos dessas habilidades e, como deixamos de praticá-las, enrijecemos e perdemos a capacidade de fazê-las. A prática de Yoga para as crianças, além de manter a flexibilidade inata do corpo e desenvolver outras habilidades corporais, estimula concentração, calma e autoconhecimento, qualidades essenciais para um desenvolvimento saudável.
Os asanas (posturas) desempenham um trabalho riquíssimo, ajudando a criança na apropriação dos seus movimentos e atuando em todo conjunto de músculos de forma a aumentar sua força, irrigação e alongamento. Os benefícios físicos de uma prática adaptada fornece:

* Desenvolve a coordenação motora;

* Melhora a postura corporal criando estabilidade;

* Melhora força, alongamento e flexibilidade;

* Melhora do fluxo de energia vital pelo corpo;

* Fortalece a musculatura; Auxilia o funionamento dos orgãoes e glândulas;

* Fortalece o sistema imunológico.

Os pranayamas (exercícios respiratórios) melhoram as condições gerais, trabalhando a respiração correta, profunda contra asmas, trazendo equilíbrio emocional, autoconfiança, disciplina e concentração.

Colocar os pequenos em cima do mat não é tarefa das mais fáceis. No meio de tantas atividades extracurriculares acumuladas pelas crianças, o Yoga deve ser um momento para eles, não somente para os pais ou para o futuro. Deve ser um prazer, não mais uma obrigação. Para isso, é necessário que o Yoga seja apoiado pelo lúdico, por momentos mágicos, com aprendizagem por meios corporais, emocionais ou até, do enorme potencial imaginativo.

A criança precisa de movimento. Muitas biografias falam sobre a importância do corpo e de seus movimentos nas aprendizagens para a educação integral.

E, atualmente, as crianças quase não se movimentam em brincadeiras e jogos como pular amarelinha, pular corda, rodar pião, pega-pega... Suas brincadeiras são, muitas vezes, os videogames, as conversas via Internet, os torpedos via celular.....

Então as escolas vivem cheias de crianças desajeitadas, que tropeçam, esbarram nos colegas, não conseguem seguir orientações de espaço, que seguram o lápis com força demasiada e, ao escrever, pressionam tão fortemente o lápis no papel que a marca do que escreveu é possível ser visualizada nas três, ou mais, folhas seguintes. “São crianças que não viveram seu corpo”.

Uma criança ainda é um papel em branco, em que as impressões mentais são escritas à medida que atravessa sua infância e puberdade, coletando experiências no processo de crescimento. Ajudar a criança a ter mais consciência durante esse processo é o mínimo que podemos fazer por eles e para um conseguirmos um mundo melhor.

Por: Patrícia Osowsky

Fontes
João Soares
www.yogacomhistorias.com.br

Maurício Salem
www.yoganataraja.com.br

Madu Cabral
www.yogajournal.com.br

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Mingau de Aveia dos Deuses (aprox. 220 Kcal)


A aveia é um cereal integral rico em ácido linoléico, vitaminas do complexo B, vitamina E, proteínas e fibras solúveis. Pode auxiliar na redução do colesterol e estabilizar o nível de açúcar no sangue; é restauradora dos nervos e sedativa, aumenta a sensação de saciedade, fornece fibras que aliviam a constipação. O sabor é doce, a potência é fria e o efeito pós-digestivo é doce (aumenta Kapha).

Ingredientes:
Sementes de girassol - 1 colher de chá
Cardamômo em pó - 1 colher de café
Aveia em flocos - 3 colheres de sopa, 30 g
Água filtrada - 1 xícara (240 ml)
Água de rosas - 1 colher de chá
Mel - 1 colher de chá
Damasco - 1 unidade

Preparo: Fritar o cardamômo e as sementes de girassol até liberar o aroma (1 minuto). Adicionar a água e mexer. Adicionar a aveia e mexer até formar o ponto de brigadeiro (quando ao arrastar a colher no fundo da panela, possa ver o fundo). Quando estiver no ponto, adicionar a água de rosas e mexer. No prato, adicionar o mel e o damasco laminado finamente, decorando o prato. Servir morno.

Fonte blog - ayurvedicamente

domingo, 7 de agosto de 2011

A importancia de uma rotina diária = Dinacharya


Existem hábitos desejáveis e indesejáveis para o homens e mulheres. Várias rotinas diárias e sazonais e para pessoas de diversas constituições.
Segundo a Ayurveda, a disciplina de uma rotina fortalece o nosso organismo e nossa imunidade.

Todo organismo, se beneficia do ritmo. O ser humano é um micro cósmico e tem ritmo assim como o universo.
No entanto, fruto da nossa condição que permite que nós ajamos de acordo com os nossos discernimento, o ser humano arranjou uma agenda artificial num ritmo anti-natural. E quer impor isso ao nosso micro universo (organismo).
Em algum momento da história, o ser humano se separou da natureza. Vivemos num ritmo anti-natural. Nós nos tornamos cada vez mais afastados da natureza. Passamos a tratar da natureza como objeto externo. Mas fazemos parte da natureza. Investimos num mundo totalmente artificial (comida, relacionamentos, alimentação...) E essa agenda artificial diminuem nosso poder de ajustamento do stress. Ficamos perturbados por este estilo de vida.
Se tivermos uma rotina adequada, podemos, felizmente, voltar um pouco a forma natural.
O organismo adora rotina. Adora e agradece por ela (alimento, exercício, descanso...).
As vezes nos recusamos a rotina. Vata por ex.:, precisa de rotina, porque ele é muito irregular (instável). É difícil vata aderir as rotinas.
Pitta já é mais fácil de se adaptar aos bons hábitos, mas, ele tem dificuldades em distinguir o que é bom ou ruim. O Pitta adere bem a rotina. A dificuldade é que ele aceite algo que ele não queira concordar. Ele tira conclusões com muita rapidez, e isso, as vezes, atrapalha, pois nem sempre ele tira boas conclusões.
Kapha adora rotinas, não tem problemas em aderir as rotinas. O problema é que freqüentemente suas rotinas não são saudáveis. Com atividades que acumulam energia, e ele precisa gastar energia. Kapha tende a ter apego, grudar, guardar muitas coisas (magoas, objetos, dinheiro, apego as pessoas, apego a hábitos...).
Qdo a escolha é feita em desequilíbrio, ele escolhe mal.
Para o Kapha, tudo tem que ser mais fácil.

Vata = Medo
Pitta = Ego
Kapha = Apego

A rotina é extremamente importante em três aspectos:
  • No alimento
  • Nos exercícios
  • E no Sono
 Para cada um dos três Doshas temos um ponto.
Não podemos comer demais, nem fazer exercícios exagerados e nem dormir demais.
Cada um dos três Doshas é perturbado quando não seguimos uma boa rotina.

Pitta é sensível a alimentação, excesso de alimento agrava Pitta, pois leva a uma má digestão física e mental. É o ponto fraco de Pitta. Perturba porque Pitta, se excede na alimentação, como ele tem uma boa digestão, ele exagera na quantidade e não se preocupa muito com a qualidade. Com isso, cria muitas toxinas.

Vata passa mal e logo pára de comer.

Kapha pára logo também, mas come coisas erradas, tem metabolismo lento e faz pouca atividade. O problema de Kapha é o excesso de sono e descanso.

Toda urgência do corpo deve ser atendida, mas não podemos ser muito indulgentes com isso. Por ex.:, depois de comer, dá uma certa preguiça, soninho, isso é normal, pq muita energia vai pra digestão. Kapha, aproveita isso e vai dormir.

Kapha descansa muito e tem prazer em fazer isso.
Vata tende a exceder nas atividades em todas os sentidos. Fica sem energia e com isso, perde sua criatividade (que é seu forte) e sua habilidade para comunicar-se.

De acordo com cada pessoa, temos que prestar atenção em todos os detalhes.
Pitta tem que se preocupar com a sua dieta (produtos orgânicos e puros). Pois se ele come muita porcaria, gera muita toxina.
Kapha tem que se exercitar, não pode se acomodar (nem que seja para ficar mudando os moveis de lugar).
Vata tem que ser estimulado a ter descanso.
As vezes Vata é tão criativo, mas tão criativo, que não faz nada, não consegue realizar nada.
Pitta exagerado, sempre tem metas, desafios...
Kaphas, guardam muito e vão indo e uma hora, estouram.
Depressão (em geral) é uma doença de natureza kapha (a vida não pode ficar parada e Kapha tem uma certa acomodação).

Melhores Horários:
  • Atividades físicas: Das 06 as 10 horas  (Kapha)
  • Alimentar-se : das 10 as 14 horas  (Pitta)
  • Para relaxar, contentamento, prazer: das 18 as 22 horas  (Kapha)
  • Atividades intelectuais: das 14 as 18 horas  (Vata)
  • Para dormir: das 22 as 06 horas (Kapha favorece o descanso e Pitta, digere as informações.)
  • Meditar: das 02horas e as 06 horas

A Ayurveda está dentro do coração de cada um, pois ela é a natureza. Não precisamos aprende-la, ela será despertada.
Nosso maior patrimônio é interno.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Yoga e Ayurveda caminham juntos

Eles são mencionados nos Vedas e nas Upanishads.
Yoga é a ciência da união com o Divino, com a Verdade, e o Ayurveda é a ciência da vida.
Yoga participa com o Conhecimento e o Ayurveda com a perfeita saúde.
Portanto, um yogi que não conhece Ayurveda é um meio-yogi e um terapeuta ayurvédico que não conhece Yoga é um meio-terapeuta ayurvédico.
O objetivo do Yoga é a união com o Ser Supremo, mas esta união só pode ser obtida quando você tem um corpo saudável, uma mente saudável e uma consciência saudável.
Assim , Yoga e Ayurveda são os alicerces da vida. São as duas faces de uma mesma moeda. Eles são Um.
Asana, pranayama, relaxamento, mantra e meditação são algumas das principais prescrições do Ayurveda.”
Dr. Vasant Lad

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Auto Massagem

 
Nem sempre é possível receber uma abhyanga (infelizmente) mas, podemos receber todos os dias os benéficos de uma auto massagem.

Todo ser humano precisa receber óleo no corpo. O óleo é o melhor medicamento para pacificar Vata. O equilíbrio de Vata é fundamental para se ter saúde.

A media em que o tempo passa, iremos aumentando Vata.

Nascemos Kapha, após o nascimento Vata vai aumentando por causa do ar... secura, aspereza, redução dos tecidos (tecidos, ósseo e musculares). Isso tem que ser evitado. Vata faz parte da vida, mas conseguimos reduzir a velocidade desse processo. Manter o corpo lubrificado ajuda a retardar esses sintomas.

Após a prática de Asana, aplicar óleo de gergelim. Em Vata mais óleo, em Kapha, bemmm menos e em Pitta, numa quantidade moderada.

Os benefícios da Auto-Massagem:
  • Torna a pele suave e oleosa,
  • Controla Vata,
  • Flexibiliza as articulações,
  • Torna firme a musculatura,
  • Os movimentos do corpo ficam livres,
  • Melhora a circulação do corpo,
  • Melhora a eliminação dos Malas,
  • Produz relaxamento.
Massagem com óleo é tudo de bommm!

Auto-Massagem

Aplicar óleo aquecido (aquecer em banho maria) no corpo. Aplicar sempre de cima para baixo, do centro para a periferia, nas articulações dedicar mais tempo e fazer movimentos circulares.
Nos grupos musculares maiores, fazer um amaciamento maior.
O óleo deve ser aplicado no corpo todo.
No abdome, em movimento circulares em volta ao umbigo, em sentido horário.
Massagear dedos da mão, solas dos pés, enfim, tudo que seu braço alcançar.
Deixe agir (penetrar) por alguns minutos e tomar uma ducha morna mais pra quente, depende do clima.

Seqüencia
  • Cabeça
  • Rosto
  • Orelhas
  • Pescoço
  • Ombros
  • Braços
  • Mãos
  • Peito
  • Barriga
  • Pernas
  • Joelhos
  • Pés
Cuidem-se e boa viagem!

Namastê!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O sistema tridosha



Os cinco grandes elementos, componentes básicos de toda a criação física, manifestam-se na fisiologia humana sob a forma de três doshas - vata, Pitta e kapha - que são os elementos funcionais responsáveis por todos os fenômenos físico-químicos e fisiológicos do organismo. A ayurveda ensina que o os doshas, quando estão em equilíbrio ou normalidade, mantêm todo o equilíbrio da fisiologia, mas, quando estão em desequilíbrio ou desordem, destroem a saúde e o corpo.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

KAPHA

É a substância que no plano mais denso (físico) do organismo dá a integridade estrutural de nosso corpo e no plano sutil é a inteligência que dá a estabilidade de juízo. Kapha é água e terra.
É a influencia estabilizadora que lubrifica, mantém e contém.
Água e terra na natureza tendem a se separar. Kapha é a inteligência que permite que no organismo os elementos água e terra se organizem de modo a permanecerem misturados sem que haja essa separação que ocorre no mundo natural externo.
Kapha lembra uma matéria semi – sólida, gelatinosa.

Características de Kapha:
  • Peso/densidade
  • Estabilidade
  • Estável
  • Movimento lento, lento nas ações.
  • Oleoso ou viscoso
  • Turvo
  • Suave
  • Macio
  • Frio
  • Doce ou salgado
  • Esbranquiçado ou róseo
  • Firmeza
  • Produz o crescimento celular, volume e massa
  • Responsável pelo vigor
Kapha se localiza:
  • Estômago, tórax, articulações
  • Está presente no plasma (parte não celular do sangue)
  • Tecido gorduroso
  • Língua
  • Olfato
  • Reter / Agregar
  • Pulmões
  • Pericárdio
As funções de Kapha são:
  • Estabilidade
  • Firmeza
  • Crescimento celular
  • Volume
  • Massa
  • Vigor
  • Oleosidade
  • Odor adocicado
  • Aumenta a resistência a doenças e promove a saúde.
  • Mantém unidas as estruturas do corpo (articulações / tecidos)
  • Promove o vigor sexual e a fertilidade.
  • Estabilidade da mente (Isso se traduz pela constância mental, paciência, alegria, contentamento)
  • Generosidade, em desequilibro, egoísta (apegado, acumular coisas)

PITTA


É a inteligência corporal que permite que água e fogo se harmonizem dentro do organismo sem se anularem mutuamente. O melhor exemplo no corpo são os sucos gástricos que são extremamente quentes no meio aquoso
Na natureza os elementos água e fogo são antagônicos, então quando há excesso de água, o fogo apaga.
Pita regula a fome, a sede e todos os processos de transformação que ocorre no roganismo, como a digestão.
Papel de Pitta é transformar para gerar energia e substrato para manter a vida.
Pitta, transforma, transmuta transformação da forma e da essência.

Sua função primordial é gerar energia.

As característica de Pitta são:

  • Cor
  • Calor
  • Móvel e sem movimento dominante.
  • Penetrante
  • Leve
  • Claro
  • Levemente oleoso.
  • Cheiro.
Se localiza fundamentalmente no intestino delgado, fígado e no sangue.
Também está presente nos olhos, suor (uma das forma de eliminação) , está presente no pâncreas exócreno (pâncreas que produz a transformação das enzimas), está no baço, na vesícula biliar, duodeno.
Do diafragma ao umbigo, tem alta concentração de Pitta.
Também está relacionado a pele, também em todo sistema endócrino (glandular do corpo).

Atributo natural do Pitta é o calor, eliminação bile e o suor.

As funções de Pitta são:
  • Pitta entra com a energia para movimento.
  • Digestão do alimento
  • Poder da visão e percepção da luz
  • Produção de calor normal do corpo (37º)
  • Forma do corpo
  • Sede, fome, desejo de comida
  • Produção normal da cor da pele, lustro, brilho, maciez aos tecidos
  • Promove inteligência, memória, conhecimento, coragem, valor (sujeito valoroso, não abandona seus valores, são idealistas).
  • Raiva, fonte primária de Pitta. Também a desilusão e o tédio.

VATA


União de espaço e ar.
Vata é princípio da energia cinética. Força primária motivadora da vida no corpo
É uma espécie de inteligência que proporciona o movimento no corpo sem que o “espaço” (corpo) seja danificado. Ex.: Circulação, corrente sangüínea.
Equilibra ar e espaço no organismo. Tudo que se move, se faz por vata. Controla os 5 órgãos dos sentidos.
Enquanto há vida, há movimento.

As características de vata são:
  • Móvel
  • Seco
  • Instável / Irregular
  • Invisível
  • Sem forma
  • Sem cheiro
  • Sem sabor
  • Não tem cor
  • Movimento, é rápido e instantâneo (Move todas as substancias que existem no organismo)
  • Move todas as substancias que existem no organismo
  • Frio
  • Leveza
  • Aspereza
  • Penetrante / sutil 

Vata não é ar. É uma substancia composta pelo elemento ar, com o equilíbrio dos outros elementos, mais do espaço. Por isso o movimento com direção (urina, fezes, menstruação...)
Vata se localiza no intestino grosso, cérebro, no sistema nervoso central e nos ossos.

Sua função é colocar a energia em movimento e dar-lhe direção. Vata, liga, coordena e leva informações.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Doshas


De acordo com a Ayurveda, tudo que existe na natureza é formado por cinco elementos: terra, água, fogo, ar e éter. Esses cinco elementos são reduzidos para “três humores” ou Doshas.

Dosha é a caracterização do perfil biológico do indivíduo, ou seja o biotipo.

A palavra dosha significa: “aquilo que está sempre em erro”, da raiz “dush” que quer dizer: “mancha” ou “escuro”. Portanto, devemos compreender os doshas como substâncias instáveis por natureza.

Existem três doshas: Vata (ar e éter), Pitta (fogo e água) e Kapha (água e terra), sendo que cada um apresenta suas determinadas características. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em proporções variadas.

Eventualmente, há excesso ou carência de um dos três doshas, o que constitui um desequilíbrio. Essas três substâncias existem em todo organismo vivo e produz o estado de saúde. Quando há perturbação de um dos doshas pode gerar uma doença. A saúde depende do equilíbrio dos três doshas.

Manter o equilíbrio dos doshas é uma tarefa não muito simples, nossa inteligência de organização procura manter essas substâncias em equilíbrio. Quando aparecem sintomas de desequilíbrio mais tarde aparece a doença. Cada um dos doshas governa um grupo de funções. Quando um governa, os outros dois dão suporte, apóiam, são coadjuvantes.

O restabelecimento deste equilíbrio original dos doshas se faz através de alguns cuidados (mudanças) na nossa rotina diaria, tais como: dieta especifica, massagem, atividade fisica de acordo com o dosha e mudanças comportamentais.

terça-feira, 29 de março de 2011

NAMASTE

A palavra NAMASTE नमस्ते (se lê namastê) vem do sânscrito: Namah + te, que literalmente significa "eu me curvo diante de você", ou seja, "minhas saudações à você".
O gesto é o reconhecimento da alma de um no outro, ou seja, o Deus que habita em mim, saúda o Deus que habita em você.
Para fazer o gesto Namaste, colocamos as palmas das mãos juntas na frente do chakra do coração, em frente ao terceiro olho, feche os olhos e arqueie levemente a cabeça.
Trazemos as mãos em direção ao chakra do coração para aumentar o fluxo do amor Divino. Arquear a cabeça e fechar os olhos ajuda a mente a render-se ao Divino no coração.
Essa é uma forma especialmente profunda de respeito.
O verdadeiro encontro acontece de dentro para fora, é o encontro de mentes e almas.

quarta-feira, 23 de março de 2011

A importancia do toque




No mundo em que vivemos, perdemos o conhecimento de como é o relaxamento e assim muitas pessoas não tem consciência de como o estresse as afeta fisicamente e nem o que a massagem pode fazer por elas. Não importa o estilo, as massagens ajudam a relaxar, diminuem dores e, acima de tudo, fazem você se sentir bem.
Exigimos demais de nós mesmos, tanto fisicamente como emocionalmente.
A maneira como suprimos os sentimentos e as emoções é contraindo toda nossa musculatura. Estas tensões não sendo liberadas tornam-se crônicas, ficando os músculos em permanente tensão, criando rigidez corporal e bloqueios à livre circulação dos fluidos. Acumulando toxinas e resíduos celulares, que resultam em problemas corporais em maior ou menor grau.
Relaxando, podemos usar o emocional para aprofundarmos e o mental como uma entrada para estados mais meditativos e criativos, ao invés de nos deixar arrastar por emoções e pensamentos que torturam e drenam nossa energia vital.
A vida é um processo do qual podemos participar com mais consciência, assumindo a responsabilidade pelos nossos pensamentos, sentimentos, atitudes e experiências.
Isto nos leva ao encontro da nossa verdadeira crença expressão e liberdade para podermos compartilhar da plenitude e alegria da Vida.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Bons motivos para receber massagem


Muitas pessoas conhecem apenas o efeito relaxante de uma massagem, mas ela proporciona muito mais que relaxamento. A massagem terapêutica também proporciona alívio a muitos problemas de saúde. É benéfica para reduzir dores e tensões musculares; alivia dores nas costas; diminuir a depressão e a insônia,  e muito mais!

Os especialistas acreditam que um grande número de doenças vem do stress, algo cada vez mais comum nos dias de hoje. Como a massagem é ótima para relaxar é possível evitar vários males da saúde fazendo algumas sessões.

Existem várias razões pelas quais as pessoas devam receber massagem. Veja algumas:

1. Massagem é Excelente!
Massagem pode ser uma experiência maravilhosa para se alcançar um relaxamento profundo. Ela deixa o seu corpo e a sua mente com uma sensação incrível de tranqüilidade.

2. Alívio da Dor
Massagem proporciona uma redução significativa da dor nas costas, enxaqueca, dores de cabeça, no pescoço, no ombro, nas articulações, nos músculos doloridos, artrite, fibromialgia e lesões musculares. Uma massagem regular auxilia muito nesses processos citados acima.

3. Stress
Massagem diminui a tensão muscular e a pressão arterial. Aumenta a sua clareza mental e revitaliza a tua mente. A massagem aumenta também o desempenho acadêmico e a capacidade de se concentrar.

4. Rejuvenesce
Massagem melhora o sistema imunológico, aliviando dores musculares e a rigidez. Também aumenta a elasticidade dos tecidos e a flexibilidade articular, melhora a circulação do sangue e do sistema linfático. Promove uma pele saudável e vibrante.

5. Acalma Emoções
É grande o número de pessoas que recebem tratamentos regulares de massagem como uma alternativa para lidar com a depressão. A massagem aumenta a auto-estima, melhora o humor, diminui a depressão, reduz a ansiedade e a insônia. Também pode aliviar os sintomas de TPM.

6. Acelera a Cura
Massagem acelera a cicatrização de músculos, tecidos e pele. Assim, a massagem é excelente no pós-operatório.

7. Aumenta a Flexibilidade/ Mobilidade
Massagem é maravilhosa para melhorar as habilidades motoras. Ajuda no desempenho de atletas profissionais, pessoas que praticam esporte, idosos. Também ajuda no sistema esquelético.

8. Remove o Acúmulo de Toxinas
Massagem ajuda em desordens digestivas (como constipação intestinal e gases), drena as toxinas dos tecidos que provoca rigidez muscular e que também causa problemas corporais.

9. Melhora a Pele
Massagem estimula a produção das glândulas da pele, deixando a pele saudável. Ajuda na diminuição das rugas e de marcas de expressão. Com o uso dos óleos e cremes, mantém a pele hidratada e saudável deixando-a mais firme e elástica.

10. Um ótimo investimento
Massagem melhora a saúde e ajuda a mantê-la saudável.

Resumindo:
Massagens regulares farão com que você se olhe e se sinta muito melhor!
É muito mais do que uma luxuosa forma de relaxar!
É um investimento sábio em sua saúde e bem-estar.
Certamente a massagem deve ser considerada como a sua dedicação para manter um estilo de vida saudável.

terça-feira, 15 de março de 2011

O que é Ayurveda


Ayurveda é o nome dado à ciência médica desenvolvida na Índia, seguramente há mais de cinco mil anos, fazendo dela o mais antigo sistema medicinal holístico da humanidade. A Medicina Ayurvédica é conhecida como sendo a mãe da medicina, pois, os seus princípios estão na base para o posterior desenvolvimento da medicina chinesa, árabe, romana e grega.

Ayurveda deriva de duas palavras em sânscrito: "Ayur" que significa "Vida" e "Veda" que significa "Conhecimento" devendo ser compreendida como Ciência ou Conhecimento da Vida.

Ayurveda atesta que a normalidade deve ser avaliada individualmente, pois cada ser humano manifesta seu próprio e particular temperamento e funcionamento. É uma abordagem preventiva identificando estágios brandos do processo de desequilíbrio e buscando através de diversas terapias restaurar nosso equilíbrio funcional pessoal.

A Massagem é uma “terapia complementar” associada à Medicina Ayurvédica, e abrange os variados aspectos da saúde física, mental e espiritual das pessoas.